Vamos falar sobre Identidade?

Identidade Organizacional

Dando sequencia às publicações relacionadas à Visão Quadrimembrada das Organizações, neste texto aprofundaremos um pouco mais a quarta dimensão, a da Identidade.

Caso tenha perdido ou queira refrescar a memória, você pode conferir os textos anteriores sobre as três primeiras dimensões aqui: Recursos, Processos e Relações.

 

A dimensão da Identidade representa o nível mais elevado da organização e que diferencia cada uma das organizações entre si.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a identidade vai muito além do nome e Identidade Visual. Ela contempla também: valores, história/biografia, cultura organizacional, missão, estratégias…

Esta dimensão se relaciona com à consciência do ser humano e à dimensão espiritual que, por sua vez, está associada ao reino humano.

Na relação profissional, o indivíduo estabelece pontes com a organização. No nível da Identidade a ponte é a da Identificação. Ela se estabelece quando há uma conexão entre o EU do indivíduo e a identidade da organização.

Ou seja, quando o indivíduo se sente identificado com os valores, a cultura, a missão da organização e se sente cumprindo sua própria missão de vida através do trabalho.

Os campos das Relações e Identidade são qualitativos. Portanto, são mais difíceis de serem mensurados e avaliados. Por isso, juntos, compõem o nível da arte de uma organização, uma vez que as habilidades exigidas aqui não são técnicas e dependem muito de desenvolvimento pessoal.

Cada uma das quatro dimensões apresenta desafios e exige um olhar e uma atuação específica. O nível da Identidade requer revisão e atualização da missão, visão e valores, de acordo com o contexto histórico que a organização está vivendo.

A identidade corresponde às decisões estratégicas da organização e seu desenvolvimento promove excelência organizacional.

Gostou? Então, compartilha com alguém que vai se beneficiar com este conteúdo também!

Quer receber nossos conteúdos e agenda de eventos em seu email? Inscreva-se abaixo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *