Business Model Canvas: como preencher (parte 1)

Business Model Canvas
Foto por Raquel Lira Lacerda

O Business Modela Canvas, ou somente Canvas para os íntimos, é composto de nove blocos divididos em quatro áreas: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

A ideia é que estes blocos mostrem, de forma lógica e clara, como sua empresa pode ter lucro.

Área 1: Clientes

Esta área possui 4 blocos e deve ser preenchido na seguinte ordem: segmentos de clientes, proposta de valor, canais de distribuição e relacionamento com cliente.

Bloco 1: segmentos de clientes

Aqui você deve preencher a quem seu produto ou serviço serve. Ou seja, resolve o problema de quem? Apresenta uma solução para quem?

Dica: quanto mais específico for este grupo de pessoas, melhor! Isso vai facilitar o preenchimento dos outros campos e também o direcionamento do seu negócio no mercado.

Caso você tenha segmentos de clientes diferentes, avalie se é o caso de fazer outro Canvas ou apenas diferenciá-los com cores diferentes de post it. Como saber qual a melhor opção?

Se o modo como você oferece o produto ou serviço, os recursos necessários e os custos também forem bem diferentes, convém fazer Canvas diferentes para você não se perder. 😉

Bloco 2: proposta de valor

Este bloco é o do famoso “diferencial de mercado”, ou seja, o que fará os olhos dos clientes brilharem? Quais são os principais benefícios do seu produto/serviço? O que fará que eles comprem de você ao invés de comprar da concorrência?

Perceba que valor não necessariamente significa preço. Embora, também possa ser. 😉

Sua proposta de valor pode ter a ver com a experiência, com a customização e exclusividade, com a conveniência… pense fora da caixa!

Bloco 3: canais de distribuição

Pra mim, os blocos 3 e 4 são os mais difíceis, porque eles são bem parecidos e o conteúdo deles não pode se repetir.

A pergunta-chave a ser respondida aqui é: como você entregará sua proposta de valor ao cliente?

Outras perguntas relacionadas são:

. Como os clientes chegam até você? Como eles conhecem o que você está oferecendo?

. Como eles avaliam se o que você está oferecendo é o melhor para eles?

. Como eles compram e recebem o produto/serviço?

. Como é o pós venda?

E, neste caso, é importante pensar na sua capacidade. Porém, é MUITO importante pensar no consumidor. O que eu quero dizer com isso?

É que, muitas vezes, vai ser melhor você concentrar todos os seus pedidos em um único canal, por exemplo. Daí você anuncia numa rede social, por exemplo. Você pede no anúncio que os pedidos seja por email.

Entretanto, as pessoas fazem o pedido no post ou por mensagem inbox. E você responde para todos pedindo para lhe enviar o pedido por email.

Tá, eu sei, desse jeito você se organiza melhor, otimiza seu tempo e não se perde. Mas, já imaginou quantas vendas você perde nesse processo?

Este é um sinal claro de que você precisa repensar seus canais de distribuição. #ficadica 😉

Bloco 4: relacionamento com os clientes

Aqui você vai responder como você quer se relacionar com os clientes. O relacionamento será pessoal ou será automatizado?

A partir da definição sobre um relacionamento pessoal ou automatizado (ou ambos), você pode entrar um pouco mais em detalhes: como será este relacionamento? Pode ser via telefone, telemarketing, um chat no site, o messenger do Facebook, um aplicativo específico… Para definir pense em como você pretende reter seus clientes.

Além disso, aqui é interessante colocar como você pretende atrair potenciais clientes e transformá-los em compradores.

Área 2: Oferta

Chegamos na área 2 que é composta de um bloco apenas.

Bloco 5: fontes de receita

Neste bloco você deve responder aquela pergunta dos seus pais e amigos: e como você vai ganhar dinheiro com isso?

Lembra dos modelos de negócio que citei no texto anterior “Afinal, o que é Business Model Canvas?”? Você pode se inspirar nos modelos mencionados para ter ideias de possíveis fontes de receita, além da venda direta, que é a mais tradicional.

No próximo texto eu vou detalhar o preenchimento das áreas 3 e 4. Me acompanha aqui pra você não perder!

E se você conhece alguém que pode se beneficiar com estas dicas, compartilha este texto com ela! 😉 ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *